EVANGELIZAO URBANA

VOLTAR

  COMPARTILHE:

Jesus estabeleceu na Igreja marcas sensíveis Deus para ser reconhecido pelos que o procurarem sinceramente, e que, no entanto, as cobriu de tal forma que só será percebido pelos que o procurarem de todo o coração (B.P.).

“ É necessário que eu anuncie o evangelho do Reino de Deus também às outras cidades, pois para isto é que eu fui enviado” (Lc 4.43).

Em meio ao colapso economico, as guerras e o recrudescimento das desigualdades sociais, com mais de 80% dos brasileiros morando nas cidades, torna-se urgente fazermos uma leitura do texto supra citado: A importância (é necessário), o método (que eu anuncie), o conteúdo (o evangelho do Reino de Deus), o contexto (também às outras cidades) e a vocação (pois para isto é que eu fui enviado). Assim sendo, com conteúdo, dentro do contexto que o vocacionado esta inserido, ele passa a anuciar o evangelho do Reino de Deus para as pessoas das cidades

Em Lucas 8.1,4 lemos ..
E aconteceu.. que andava de cidade em cidade, e de aldeia em aldeia, pregando .. o evangelho do reino de Deus... e, ajuntando-se.. grande multidão, e vindo ..de todas as cidades.., o Senhor Jesus viveu uma vida cheia de experiências com pessoas e situações reais; Lucas deixa claro algumas situações difíceis da época: Como os judeus vão aceitar que os convertidos (pagãos) comam com eles à mesa?

Problema de ordem social; Como vão manter os seus costumes e tradições religiosas e estabelecer sua identidade cristã ao mesmo tempo? Problema de ordem religiosa; E Gregos e Romanos, envolvidos com o Império Romano, vão seguir a fé em Deus e ao mesmo tempo lealdade ao Império? Problema de ordem política. Mesmo em meio a tudo isto, o evangelho foi anunciado. Logo, na visão de Lucas, temos as chaves para desenvolvermos o ministério com objetividade, implan-tando visão que seja oriunda de uma certeza intima que possa levar-nos a dizer “sim Senhor! Estou indo”, saber que é importante você esta plantado nesta localidade porque o Senhor o quis, ai estando, deve-se aplicar o
método certo, com conteúdo bíblico, não procurando ser um profissional de púlpito e sim um servo cônscio de seu dever, dentro do contexto de sua vivencia, cumprir o seu ministério ou vocação que é .. “Eu vos enviei a ceifar.. Jo 4.38”, procurar entender com base nestas palavras de Jesus que somos ceifeiros e não semeadores, pois o semeador quando sai a semear é muito tranqüilo, joga a semente e vai embora e a semente estará sujeita a qualquer coisa e fica extremamente difícil cobrarmos algo do semeador pois ele dirá que fez a parte dele, “semeou”, já o ceifeiro é diferente, se ele diz que saiu a ceifar, logo, queremos ver o que ele ceifou, queremos ver o que ele ceifou, queremos ver o resultado de seu trabalho e assim creio que o Senhor Jesus deseja também ver o resultado de nosso trabalho para que como Ele mesmo diz.. “E o que ceifa recebe galardão Jo 4.36”.

Mudaram as cidades, os países, as condições sócio-politico-econômicas, mas as necessidades são as mesmas ( pessoas cansadas e desgarradas, como ovelhas que não têm pastor. Mt. 9.36), vamos então pensar na
importância (é necessário), o método (que eu anuncie), o conteúdo (o evangelho do Reino de Deus), o contexto (também às outras cidades) e a vocação(pois para isto é que eu fui enviado). Você é o cara!


Nilton Tavares do Nascimento
Uma perspectiva da evangelizao urbana

 
  Categorias

 
       

ESCOMIW
ESCOLA MISSIONÁRIA
WESLEYANA
Tel.: (21) 2410-7683
Copyrigth © 2013
Todos os Direitos
Reservados

HOTSITES
Escomiw I região
Escomiw II região
Escomimw III Região
Escomimw IV Região
Escomimw V Região
Escomimw VI Região